Este quadro foi oferecido pelo meu irmão.
Foi executado em Bordado de Castelo Branco, que eu gosto muito dada a sua simbologia muito própria.
Foi executado em Bordado de Castelo Branco, que eu gosto muito dada a sua simbologia muito própria.
Nesta postagem pretendo divulgar e dar a conhecer esta arte de bordar não muito conhecida mas, de que se conhece a sua existência já no séc. XVI, com as famosas colchas de linho caseiro bordadas a fio de seda em teares manuais.
Neste bordado representam-se temas de teor urbanístico de Castelo Branco como as calçadas e bíblico, ao se inspirar na árvore da vida e ao utilizar simbolos como a coroa real, sinal da autoridade patriacal.
No entanto, neste bordado, também, está representado o homem e a mulher, (uso do cravo e da rosa), os corações, (o amor), as pinhas, (representando a familia e a união) a romã, (prosperidade e abundancia), o galo ou papagaio, (vigilância), as gavinhas da videira, (a amizade e os abraços).
Ou seja, bordado rico em motivos curvos como folhas, pássaros, frutos e flores que as mãos destas bordadeiras tornam cada trabalho num trabalho único.
Estas colchas fabricam-se e estão expostas no Museu Tavares Proença, em Castelo Branco onde as bordadeiras trabalham em grandes bastidores mas, há na cidade algumas artesãs que, também, executam estas colchas e outros elementos decorativos como este quadro.
Aqui alguns pormenores...
Se gostarem de saber mais: vão aqui: site que mostra um pouco da história deste bordado... ou, se preferirem, visualizem estas imagens, neste link de pesquisa, exemplificativas desta técnica centenar.
OI, ADOREI O BORDADO. gOSTARIA DE TER O GRAFICO. vC PODERIA ME MANDAR? EMAIL: ODETEMARTINS@GMAIL.COM
ResponderEliminar