segunda-feira, 3 de maio de 2010

Marafonas de Monsanto

As Marafonas de Monsanto fazem parte da tradição de Monsanto, tendo maior simbolismo e importância na Festa das cruzes, que se festeja no primeiro Domingo de Maio.





A Marafona é uma boneca feita de trapos que tem como característica principal a falta de rosto definido ou seja, o seu rosto não tem expressão, olhos, boca, nariz... e assenta sobre um pau revestido de tecido.


Estas bonecas pretendem dar sorte a quem as adquirir, em particular a fertilidade no entanto, é-lhes, também, atribuída o poder de nos proteger das trovoadas.


Na versão das vendedoras locais diverge o local onde deve ser colocada: umas dizem que deve ser colocada debaixo da cama outras, dizem que basta serem colocadas num local privilegiado da casa.



Podem ser adquiridas localmente nas ruas ou em pequenas lojas de artesanato locais.


Se quiser saber mais sobre este artesanato vá a este link, site da região.


Se quiserem complementar deixem comentário.


Marie

2 comentários:

  1. olá queridas!!!!!!!!amei a visita em meu blog e principalmente o comentario!Sejam sempre muito bem vindas nele ok??????Seus trabalhos são maravilhosos ...parabens!!!!Bjs Teresa Carneiro

    ResponderEliminar
  2. minhas queridas sempre gostei destas bonecas me perdoe mas roubei elas para mostrar ao meu grupinho kkkkkkkkkkkkk beijos grandes ,amo o vosso blog.

    ResponderEliminar