sábado, 30 de outubro de 2010

Halloween

Halloween...


O "Halloween" é uma noite muito festejada nos Estados Unidos, e outros países Anglo-Saxónicos, desconhecendo-se em concreto a sua origem. 


Esta tradição tem sido importada nos últimos anos e tem ganho outros adeptos na Europa e é comum ouvirmos a frase "Doces ou Travessuras".


Na versão de origem pagã, supostamente, no último dia de Verão, 31 de Outubro, os espíritos libertam-se e regressam ao mundo dos vivos para visitar os familiares e os guiar ao outro mundo.

Os mortais para os afastarem usam determinadas artimanhas como caveiras, abóboras, ossos, lanternas, coisas pretas, gatos pretos, vestes de bruxa, etc.


Na idade média, versão católica, este dia era chamado de "Dia das Bruxas" e severamente castigado queimando nas fogueiras os seus praticantes. 

Os dias festejados pela Igreja festeja são o "Dia de Todos,os Santos", dia 1 de Novembro, inicialmente a 13 de Maio, e o "Dia de Finados ou dos Mortos", no dia 2 de Novembro. Nestes dias relembram-se e presta-se homenagem aos mortos, rezando por eles.


O "Halloween" é, pois, uma mistura de várias tradições que foram modificadas e alteradas ao longo dos anos e que hoje chega aos nossos dias como um dia festivo, com um alto teor comercial pouco ligado às suas origens mas, que pode ser, antes de mais, um dia de meditação, paz e, também, de brincadeira, convívio,  e de alegria.


Para assinalar este dia fiz com a minha filhota Sofia uma cestinhas de doces para oferecer aos amiguinhos que aproveito para vos deixar uma como sugestão.

Espero que gostem!

Para quem quiser aqui deixo o molde.


Divirtam-se.

Marie

2 comentários:

  1. Lindos trabalhos...estão de parabéns! Vim retribuir a visita, agradecer o carinho e tb lhes desejar...UM FELIZ 2011!Bjokas!!!

    ResponderEliminar
  2. Para uma amiga especial que fiz aqui no meu cantinho;o meu reconhecimento e a minha amizade.
    Uma lembrança sem fronteiras da amizade que sinto por você!
    Um grande beijo no coração !
    Minha amiga,dá uma passada no meu blog para pegar o seu selinho!
    A homenagem é muito sincera,espero que goste.
    http://catiaartesmanuais.blogspot.com/

    ResponderEliminar